7 de dez. de 2010

Nanotecnologia

Fonte: Google

Imagem do Google

O que é nanotecnologia?
     A nanotecnologia mexe no mais íntimo da matéria. Usando potentes microscópios ou processos químicos, os cientistas rearranjam, esculpem e moldam átomos e moléculas como se fossem blocos de montar, de modo a criar substâncias e materiais com propriedades inexistentes na natureza, capazes de se tornar úteis ao homem. Para isso, eles trabalham em dimensões na escala do milionésimo de min´metro (nano, em grego, significa anão).
      A natureza é mestra em nanotecnologia. Uma mesma substância pode adquirir diferentes características dependendo de como seus átomos e suas moléculas são interligados. É o que ocorre com o carbono, que, sozinho, dá origem a substâncias tão diversas quanto o grafite, o carvão e o diamante. Mas copiar esse processo natural não é tarefa simples.
      A ideia de manipular artificialmente estruturas moleculares e atômicas não é exatamente nova. Há 50 anos, em Dezembro de 1959, o físico norte-americano Richard Feynman, Prêmio Nobel de 1965 por seu trabalho em mecânica quântica, apresentou-a numa palestra no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos. O discurso - intitulado "Há muito espaço lá no fundo" - entrou para a história da ciência como o sinal de partida para a corrida nanotecnológica.
       De certa maneira, é de se pensar que trabalhar na escala dos nanômetros seria uma evolução natural da tecnologia, que vem reduzindo nas últimas décadas aparelhos eletro-eletrônicos como rádios, computadores e telefones.
No entrando, ainda existem barreiras difíceis de superar: o mundo dos átomos é dominado por uma complexa combinação entre as leis e as forças da física que reagem o mundo macro (como a gravidade) e a física quântica, em que matéria e energia se confundem. A engenharia eletrônica já emprega a quântica para projetar componentes eletrônicos - muitos aplicados nos computadores atuais.
Mas o domínio da ciência e da engenharia necessário para construir nanoestruturas mais sofisticadas - como os sonhados nanorrobôs que se autorreplicam - ainda deve demorar alguns anos.

Read more...

Tragetória de Bill Gates

Fonte: Baixaki
Bill Gates é, sem dúvida, um dos homens mais famosos do mundo, não só pela sua grande fortuna, acumulada em 58 bilhões de dólares, mas também por ser o responsável pela criação do SO Windows. O pai do sistema operacional Windows, sempre foi acusado de ser um capitalista sem escrúpulos, um ladrão de idéias ou um oportunista. Mesmo assim, é inegável que sua participação na história da informática foi impactante.
Em 2008 tivemos a despedida de Gates do mundo dos negócios, depois de quase quarenta anos à frente de uma das empresas mais reconhecidas do mundo, o todo poderoso resolveu pendurar as chuteiras. Poucas pessoas sabem realmente como foi a trajetória do gênio da informática, desta forma como uma singela homenagem à gorda aposentaria de Bill, vamos mostrar como um menino vindo de uma família rica, conseguiu se tornar mais rico ainda.

Imagem do Google
Como tudo começou:
Bill Gates, também conhecido por William Henry Gates III, nasceu na cidade de Seattle, no estado de Washington nos EUA em 28 de outubro de 1955. Desde seu nascimento, Gates sempre pôde contar com as posses do seu pai, William Henry Gates, um  advogado de sucesso e sua mãe, professora da Universidade de Washington. Como dinheiro nunca foi problema na família Gates, Bill e suas irmãs sempre tiveram a oportunidade de freqüentar as melhores escolas do país, como o Colégio de Lakeside e a Universidade de Harvard.
Seu primeiro contato com os computadores foi enquanto realizava seus estudos primários no Colégio Lakeside, em 1968. Conjuntamente com Paul Allen, Bill inicia o desenvolvimento de programas para grandes empresas e em 1975, os dois amigos se mudam para Albuquerque – Novo México. Trabalhando para a companhia MITS, começam a produzir programas para serem utilizados pelo primeiro microcomputador, o Altair BASIC
Nasce a GIGANTE da informática:
No ano de 1976, Gates e Allen, fundam sua própria empresa: a histórica Microsoft. Nesta nova companhia, os dois amigos iniciam a produção de softwares com o propósito de terem um custo de compra menor para as empresas do que se elas mesmas fabricassem seus aplicativos. Com o negócio em expansão e com aproximadamente 16 funcionários, em 1979, Gates decide mudar a sede da empresa para Seattle. 
Já no ano seguinte, devido ao sucesso da Microsoft, Gates e Allen conseguem um contrato com a IBM, a qual deseja adotar um sistema operacional. Surge então o MS-DOS, que a partir de 1981 figurava em todos os PCs da IBM.
O filho prodígio:
Ao longo de dois anos, Gates continuou aprimorando seu SO e, já em 1983, lança o substituto: O histórico Windows. A grande novidade deste sistema operacional que conquistou a preferência de 90% dos usuários de computadores se deve à interface gráfica e a introdução do mouse.
É por volta deste período que as maiores controvérsias em torno do desenvolvimento do Windows vêm à tona. Segundo algumas fontes, o Windows foi comprado por Gates, o qual pagou alguns dólares pelo SO que iria revolucionar o mundo. Brigas entre Steve Jobs e Bill Gates também repercutem até hoje quando o assunto é a autoria do Windows.
De estudante à bilionário:
O MS-DOS já havia sido um sucesso, mas nada comparado ao Windows, desta forma no ano de 1986 as ações da Microsoft obtiveram altas estratosféricas. Com todo esse dinheiro entrando na empresa de Gates, ele se tornou o homem mais jovem do mundo – 31 anos - a se tornar bilionário.
Bill manteve a posição de homem mais rico do mundo – segundo a revista Forbes – por aproximadamente 13 anos, porém hoje ocupa a terceira posição do ranking. A queda de faturamento da Microsoft pode ser explicada pela explosão da internet, o início dos aplicativos online e as generosas doações de Gates para instituições de caridade.
De executivo bilionário à aposentado bilionário:

Imagem do Google

Depois de tanto dinheiro, intrigas, dinheiro, idéias geniais e mais dinheiro, a vida de Bill Gates entrou para a história. Mesmo com tantas críticas sobre sua personalidade forte e questionamentos sobre sua genialidade, Bill Gates conseguiu provar que é extremamente competente no que faz.
Como ninguém é de ferro, no dia 27 de junho de 2008, Gates deixa a direção da Microsoft para cuidar da sua fundação de caridade, “Bill e Melinda Gates”. Com 6 bilhões de dólares a menos e muito tempo livre, Gates diz que vai disponibilizar 20% do seu tempo no comando da Microsoft e o restante curtindo sua vida filantrópica.

Read more...
Todos Direitos Reservados

Arena Conecte por Chris Dantas Lima
| Copyright © Blog ativo Outubro/2010 - Chris Dantas Lima - Todos os Direitos Reservados |
pro seu blog Creative Commons License

  ©

Back to TOP