20 de out. de 2010

25 anos do Windows

Fonte:Wikipedia
Em 2010 o Windows completou 25 anos de existência. O sistema operacional sopra velinhas dominando o mercado mundial, presente em mais de 90% dos computadores pessoais. É hora de conhecer um pouco mais da história do sistema que está no meu, no seu e no computador de quase todo mundo que nós conhecemos.

Imagem do Google

O Computador Nem Sempre Foi Assim
Para quem já nasceu na era dos computadores pode parecer fácil demais operar esses aparelhos. A história, porém, nos conta que nem sempre foi assim. Nem sempre houve o mouse, nem sempre era possível ver símbolos e miniaturas de arquivos na tela do seu computador. O
Windows nasceu nesse tempo onde as máquinas ainda eram operadas por comandos de texto. suas primeiras versões, o Windows não era um sistema operacional propriamente dito. O programa na verdade era uma extensão do MS-DOS, o verdadeiro SO por trás da máquina. O Windows cuidava na verdade de dar uma aparência mais amigável às medonhas linhas de comando do DOS.
O conceito de sistema operacional só foi atingido com o Windows 95, quando o DOS deixou de ser o coração do sistema para dar lugar ao Windows. Esse também foi o primeiro sistema desenvolvido pela Microsoft nativamente configurado para conexão com a internet. Com ele também surgiu uma lenda viva da computação pessoal: a tela azul do Windows — mesmo com o passar dos anos ainda não nos livramos dela.

Imagem do Google

90% de Todos os Computadores
Bill Gates não usou de modéstia em seus anúncios para o primeiro Windows na década de 1980. Segundo o idealizador do sistema operacional, ele seria presença em 90% de todos os computadores até o fim do ano de 1984. Na prática, o sistema operacional só veio a ser lançado em 1985, e levou um pouco mais de tempo para alcançar tamanha abrangência.
Gráfico é Tudo?
As ideias de interface gráfica para computadores foram repudiadas pelas grandes fabricantes de computadores tão rapidamente quanto foram surgindo na década de 1980. Hoje, a interface de um sistema operacional é fundamental para a usabilidade e praticidade do computador.

Imagem do Google

O motivo principal para a repulsa dos empresários da época às ideias revolucionárias de programas com imagens na tela do PC era a falta de capacidade das máquinas na década de 1980. O fato voltou a se repetir, porém, em plenos anos 2000 com o Windows Vista.
A evolução da interface do sistema operacional mais usado no mundo se tornou tão intricada e detalhista que colocou em apuros os computadores à venda naqueles anos. Os altos requisitos e a mudança brusca no modelo de uso o tornaram um fracasso monumental de vendas.
Hoje, a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft tem como lema a frase: “Incrivelmente simples”. Uma clara referência ao limite de evolução a que as interfaces haviam chegado. A partir desse ponto era necessário regredir um pouco, tornar as coisas um pouco mais claras para continuar avançando no mercado. Fato este comprovado com o sucesso de vendas do sistema.

0 comentários:

Todos Direitos Reservados

Arena Conecte por Chris Dantas Lima
| Copyright © Blog ativo Outubro/2010 - Chris Dantas Lima - Todos os Direitos Reservados |
pro seu blog Creative Commons License

  ©

Back to TOP